Como baixar arquivos .Torrent??

Postado por Hugo domingo, 27 de abril de 2008

1 - Introdução

A tecnologia de compartilhamento torrent é atualmente o sistema mais prático e rápido para compartilhamento de arquivos pela Internet. Através dele é possível baixar filmes, jogos, música, enfim qualquer tipo de arquivo que outros usuários estejam compartilhando.

O sistema torrent trabalha de forma distribuída pois ao mesmo tempo em que você está fazendo download outros Internautas puxam do seu micro as partes do arquivo que você já recebeu.

Os programas vinculados ao sistema torrent realizam múltiplas conexões simultâneas para upload e download. A velocidade de download é proporcional a velocidade de upload. Ou seja, quanto mais gente estiver puxando partes de você, mas rápido será seu download.

Justamente por esse motivo o início do processo de download é um pouco lento. Como no começo do download você não possui nenhuma parte do arquivo para compartilhar sua velocidade fica muito reduzida. À medida que você tiver um pedaço maior do arquivo mais pessoas se conectarão a você para baixar essas partes e conseqüentemente seu download aumentará de velocidade.

Daí é que deriva o nome 'Torrent'. Ele literalmente funciona como uma torrente de informação. Começa devagar e vai acelerando progressivamente!

Quem não sabe disso e já tentou utilizar a tecnologia BitTorrent pode ter ficado frustrado e desistido de utilizá-lo ao ver no início do download a informação de que poderia demorar por exemplo 380 horas para baixar um determinado arquivo. Se tivesse aguardado mais 5 minutos veria que o tempo restante mudaria para 2 horas e depois iria diminuir ainda mais.

Os programas vinculados ao sistema torrent compartilham APENAS os arquivos que você está baixando. Nenhum outro arquivo do seu computador será compartilhado quando você utilizar um programa torrent.

2 - Baixando um Torrent

Você vai precisar de um programa para baixar os arquivos com extensão torrent (que se chama cliente torrent), você pode usar o cliente oficial, ou qualquer outro cliente torrent que preferir.

Diferentemente de outras formas de compartilhar um arquivo, numa rede torrent, você primeiro baixa um arquivo com extensão torrent - que normalmente tem todas as informações sobre o arquivo que você pretende baixar (qual é o tracker, qual o tamanho do arquivo, nome, quantas partes, etc), quando você baixar um arquivo torrent (+ou- 50Kb), dê dois cliques no arquivo e então se abrirá o cliente (programa) e solicitará q você indique em qual pasta deseja guardar o arquivo que será baixado, depois de indicar a pasta, o arquivo começa a ser baixado... caso o download seja interrompido você pode recomeçar de onde parou, é só indicar a mesma pasta onde começou a baixar.

3 - Criando um torrent

A grande maioria dos clientes (programas do sistema Torrent) possuem a opção semelhante a "criar torrent" ou "gerar semente", se você estiver usando um q não tenha essa função, você pode usar um programa específico para isso, como por exemplo, o MakeTorrent. Vou explicar abaixo usando as telas do MakeTorrent, mas basicamente o procedimento é o mesmo para outros programas.

a) Assim q você iniciar o programa ele vai procurar pela lista de Trackers disponíveis; se você não estiver usando o MakeTorrent e não souber o endereço de nenhum Tracker, veja aqui uma lista de Trackers.

b) selecione o(s) arquivo(s) que deseja para criar seu torrent;

c) Escolha um Tracker para publicar seu torrent. Importante: aqui não basta escolher um Tracker pois a maioria dos trackers exige que você seja cadastrado para fazer upload do arquivo. Logo você deve primeiramente fazer cadastro no tracker para quando você for fazer seus torrents você já saber qual tracker que você vai colocar. Existe a opção de você listar mais de um tracker "Use Backup Tracker(s)" mas nem todos os clientes funcionam com trackers secundários e também alguns trackers obrigam que o Tracker seja o principal para que você possa fazer upload do torrent.

Deixa eu tentar explicar melhor o que estou falando, vamos supor que você faça cadastro em dois trackers e então faça um torrent com o Tracker A como "principal" e o Tracker B no backup. Você então faz upload desse torrent para o tracker A sem problemas, mas ao tentar fazer upload desse mesmo torrent para o Tracker B o tracker pode não aceitar o upload do seu torrent porque o Tracker B não é o tracker "principal" no seu torrent.

Uma forma de driblar isso é editando o torrent criado e colocando o Tracker B como "principal" e o Tracker A como backup, aí você pode enviar seu torrent para o Tracker B, e como você somente editou o tracker o hash (identificação) do arquivo será o mesmo.

A vantagem de enviar seu torrent para mais de um Tracker é além da divulgação, também que caso um Tracker saia do ar seu torrent vai continuar sendo compartilhado pelo(s) Tracker(s) backup(s) (não é a toa q tem esse nome).

d) adicione um comentário no torrent, se quiser;

e) clique em "Create .torrent now!";

f) escolha o local para salvar o torrent e o nome;

g) clique em "Salvar".

4 - Adicionando um Tracker a lista do MakeTorrent

Para adicionar um Tracker a lista de Trackers você deve clicar na aba Settings e digitar os dados do Tracker. Se vc usa o próprio Tracker do Azureus vc deve digitar em Announce URL: http://SEU-IP:6969/announce e depois clicar em "Save Now".

5 - Fazendo upload para um Tracker

Um tracker é um site que "sabe onde estão" todos os interessados em compartilhar determinado arquivo, então ele faz a ligação de quem quer com quem tem o arquivo. Ele faz a ligação de uma pessoa que está fazendo download de um torrent (leecher) com outra que está com o torrent completo compartilhando (seeder). Todas as pessoas que estão usando o torrent, seja fazendo download ou upload são chamadas de (peers).

Quanto mais seeders o torrent tiver mais rápido vai ser o download, então como em toda comunidade que compartilha arquivos é essencial que assim que você acabe de fazer download do "seu" arquivo, você deixe o torrent aberto compartilhando, procure fazer upload de pelo menos 2x o tamanho do arquivo que você baixou.

6 - Criando seu próprio Tracker

Muito fácil, vou explicar usando o cliente Azureus (estou usando o idioma português de Portugal):

a) Clique em Ver > Configuração > Tracker;
b) no campo "Endereço IP do Servidor externo" coloque o número de seu IP (para saber o número de seu IP, clique em Iniciar > Executar > cmd > ipconfig). Para resolver o problema de não ter um endereço IP fixo, você deve criar uma conta num site de DNS Dinâmico, existem vários sites e os mais famosos são: NO-IP e DynDNS, mas você pode encontrar uma lista desses sites aqui.

Pronto! Agora se você digitar no Internet Explorer http://SEU-IP:6969 vc deverá ver seu Tracker funcionando!

Um "detalhe" muito importante! Se você "hospedar" seus torrents no seu próprio Tracker é óbvio que seu computador deverá ficar ligado 24hs por dia, pois quando não estiver ligado, seu Tracker estará "fora do ar" e as pessoas não conseguirão compartilhar seus torrents.

7 - Publicando no seu Tracker

Para publicar os arquivos no seu Tracker basta você (na aba "Os meus torrents") clicar com o botão direito sobre o arquivo e depois em "Servir...", após fazer isso clique também em "Publicar...".

8 - Divulgando seu torrent

Depois de criar seu torrent e fazer upload para o(s) Tracker(s), agora você deve divulgá-lo, já que as ferramentas ou sites de busca de arquivos torrents ainda não têm se mostrado eficazes. Alguns bons sites pra vc divulgar seu torrent são: The Pirate Bay, mininova, TorrentReactor e Compartilhando.Org.

Jovem Pan

Aviso

Link-Me

www.fulldownload.vai.la

Estatisticas

Aviso